Psicoterapia/ Psicologia/ SE
Maria Inês Sobral
O meu nome é Maria Inês Sobral, tenho 43 anos, nasci a 23 de Janeiro de 1979, no Porto. Cresci em Vila do Conde uma terra pequena no Norte de Portugal.
Estudei música clássica na Academia de musica de S. Pio X, dança jazz e fui federada em ténis e voley-ball.
Em 1998, fui bolseira Socrates/Erasmus, terminando o segundo ano da licenciatura na Universidade de Barcelona. Licenciei-me em Psicologia Clínica pelo ISCS-Norte a 19 de Setembro de 2002, com 16 valores. Tenho especialidade em clínica e saúde, e especialidade avançada em psicoterapia, reconhecida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (nº. 1545).
Foi no Porto que iniciei a minha prática clinica, fiz formação em Psicoterapia Analítica (2004) com Manuela Fleming PhD, integrei grupos de supervisão e iniciei a minha psicanálise pessoal. O estudo do inconsciente era a minha grande paixão, assim como conhecer-me profundamente e desenvolver a compaixão. A par da minha formação como psicoterapeuta senti necessidade de trabalhar o corpo à medida que contactava internamente com emoções mais profundas. Precisava conhecer a respiração, os centros de energia, a meditação e por isso fui aprender Yoga com o Prof. Luis Lopes.
A integração corpo-mente motivava o meu estudo clínico e pessoal. Ainda no Porto, trabalhei no Gmapp, gabinete municipal de apoio psicopedagógico da Camara Municipal da Trofa, colaborando com centros de saúde e escolas da área, e na clinica Médico Cirúrgica da Trofa.
No Porto realizei um estágio pós-graduado no Hospital de crianças Maria Pia, coordenado pela Dra. Fatima Sarsfield Cabral, integrando um grupo de pais de crianças em psicoterapia de grupo de crianças na idade da latência, como observadora. Organizei jornadas cientificas como vice-presidente do Núcleo de Psicologia Clinica do ISCS-N.
Em 2004, casei-me e mudei-me para Sintra. Iniciei colaboração com a equipa de Pedopsiquiatria do Hospital de Santa Maria, coordenada pela Prof. Doutora Luísa Branco Vicente até 2008, onde trabalhei essencialmente com crianças e jovens.
De 2005 a 2010, exerci psicoterapia na Clinipinel com o Prof. Carlos Amaral Dias e integrei um grupo de psicodrama psicanalítico coordenado pelo mesmo, assim como iniciei formação na Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Psicanalitica presidida pela Dra. Ana Vasconcelos, completando o primeiro ano.
Em 2007 e 2008 fui mãe e decidi parar a minha formação teórica e dedicar-me de corpo e alma à maternidade.
Em 2007 iniciei atividade clinica nos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa onde permaneci até 2017, a par com atividade clinica privada com consultórios em Cascais, Estoril e Lisboa.
Em 2013, decidi iniciar formação em psicoterapia somática em Biossintese, coordenada pela Dra. Maria del Mar Cervantes e em 2014 em Somatic Experiencing coordenado por Marlene Barroso, com os professores Liana Netto, Steve Hokinson e Pedro Prado.
Em 2016 iniciei formação em psicossomática e epigenética em psicoterapia no CPSB e em 2020 em psicoterapia somática de casais, coordenada por Gabriel Shiraz.
Participei também em vários encontros de IOPT com Franz Ruppert e Milagros Carmona.
Desde 2019 dedico-me exclusivamente à pratica clinica privada na clinica Medicinas, clinica holística e integrativa dedicada à mulher, e comecei um trabalho de colaboração e aprendizagem ao nível da psicossomática e da saúde da mulher e dos casais.
O meu percurso esteve sempre ligado a uma busca pessoal pelo autodesenvolvimento, o que me levou a estudar e explorar várias abordagens, desde a psicoterapia de inspiração psicanalítica, musicoterapia, expressão pela pintura, passando pelo psicodrama psicanalítico de grupo até à psicoterapia somática, que hoje integro de uma forma única, trabalhando mais profundamente nos níveis comportamental, emocional, somático, energético, mental e espiritual.
Colaborei pontualmente como formadora em ações pós-graduadas no instituto de formação avançada da Faculdade de Medicina de Lisboa (2005/2007), fui assistente junior da Prof. Liana Netto na formação de somatic experiencing em Portugal, níveis iniciante e intermediário (2017,2018) e sou atualmente professora assistente no 18º Curso Internacional de Psicoterapia Somática, no CPSB dirigido pela Dra. Maria del Mar Cervantes.
Em 2018, em co-autoria com Mariana Caetano, organizamos o Ws: a Arte do auto-cuidado retomando o caminho de regresso a si mesmo”
Em 2019, em conjunto com Mariana Caetano, organizamos no Porto o Ws Trauma e Desenvolvimento com Liana Netto PhD, na ordem dos médicos.
Das comunicações publicas apresentadas destacam-se:
- Transcendendo: O silêncio como caminho para a melodia interna, em conjunto com Catarina Carvalho, 7 Encontro Institucional Internacional do CPSB, (2021).
- Biossintese integração da vida: Da psicoterapia analítica à psicoterapia somática, no ISPA (2017);
- Survie á l’hiv – comentado por Antonino Ferro, na Faculdade de Medicina de Lisboa (2007);
- Apresentação de caso clinico a David Zimmerman, na Clinipinel (2006).
Em 2019 fundei em conjunto com um grupo de outros profissionais, uma associação Juvenil de Produções Artísticas, Tribo de Palco, produção de espetáculos artísticos com a comunidade jovem.
O meu amor ao conhecimento levou-me a viajar e a procurar aprender com os autores que inspiram o meu trabalho, tendo participado em cursos de extensão em Biossintese com David e Silvia Boadella (Heiden, Suiça 2018/2019), conferências e workshops com Peter Levine e Stephen Porges (Londres e Zurique, 2017/2018), entre outros.