Homeopatia

Clássica

Gabriel Campuzano

A Homeopatia é uma terapia médica que se fundamenta em dois princípios básicos:

1) A força vital do organismo

2) O princípio de semelhança

Isto significa que reconhece a doença como uma perturbação da força vital (energia, prana, chi) do organismo que provoca o aparecimento de sintomas a diferentes níveis e que precisa, por este motivo,  ser tratada nesse nível, ao nível dinâmico, ao nível da causa. O tratamento deverá ‘ajudar’ a força vital a encontrar o equilíbrio natural que existe no pleno estado de saúde. Isto é feito usando medicamentos dinâmicos (Potência Homeopática), ou seja, medicamentos que foram preparados de forma a desenvolver o padrão dinâmico-energético da substância em questão, já que só assim é que podem influenciar a força vital no organismo a níveis mais profundos.

O termo Homeopático refere-se ao facto de que uma vez reconhecido o padrão dinâmico da doença (consulta médico-homeopática) ministra-se ao doente um medicamento de padrão dinâmico idêntico (Homeo) causando assim no organismo uma neutralização do padrão vital patológico que causa os sintomas da doença. A Homeopatia trata assim a causa (doença), e não só o resultado (sintomas) da doença.

 

Só desta maneira é que existe ‘cura’.

A Homeopatia Clássica usa um único medicamento homeopático, o Similimum, que deve curar todos os sintomas no paciente, desde o nível mais profundo – estado psíquico e emocional – até aos sintomas físicos. Em princípio, qualquer patologia pode ser tratada com Homeopatia. Desde as patologias mais comuns como tosses e alergias até patologias mais profundas de origem auto-imune. 

Dr. Gabriel Campuzano Piña

Formou-se como Clínico Geral na UNAM no México em 1983. Foi lá também que fez os estudos de Homeopatia. Depois de 6 anos de prática no México foi viver na Colômbia e depois na Índia, continuando as suas práticas. Em 1991 foi para a Roménia onde desenvolveu a clínica AMURT em Bucareste, que actualmente é a Liga Medico-Homeopática da Roménia. Em 1993 chegou a Portugal onde foi convidado para dar aulas de Homeopatia na Sociedade Portuguesa de Homeopatia. Posteriormente começou a dar aulas de Homeopatia Clássica a grupos independentes de médicos e terapeutas durante um período de 4 anos, tendo desenvolvido semelhante actividade no Reino Unido. Nos anos seguintes dedicou-se a actualizar o conhecimento Homeopático através de cursos e seminários em diferentes partes da Europa e na Índia e actualmente faz parte de dois grupos de estudo internacionais. Recentemente 2011-12, ministrou seminários de Homeopatía avançada na APH – Associação Portuguesa de Homeopatía. Tem mantido a prática clínica regular em Portugal até à data.