Nutrição Integrativa

Ana Garcez

Se já está a ler estas linhas é porque já está a assumir o controlo da sua saúde através da sua consciência alimentar.

Sabia que doença coronária é uma das que mais mata por todo o mundo e que é prevenível, tratável e até reversível?

Sabia que o mesmo acontece com a diabetes tipo II?

Sabia que muitos tipos de cancro podem ser prevenidos e tratados de uma forma complementar, utilizando a alimentação como medicina?

Sabia que pressão alta, colesterol elevado, acne, refluxo ácido, alergias, sinusites, e muitas doenças auto-imunes - desde a esclerose múltipla à artrite reumatóide- estão intimamente ligadas aos nossos hábitos alimentares menos saudáveis?

Quase todas as doenças começam no intestino.

Os desequilíbrios nas bactérias que povoam o nosso intestino são responsáveis por envelhecimento precoce, doenças auto-imunes, dores de cabeça, insónia, depressão, autismo, cancro, obesidade, não conseguir perder peso, problemas intestinais, problemas de pele, Alzheimer e um número muito elevado de outras situações menos positivas.

É verdade que é impossível eliminar todas as bactérias más, mas o ideal é mesmo tentarmos equilibrar as boas com as menos boas. 

É no intestino que se encontram a maioria das bactérias benéficas, que potenciam e regulam o nosso sistema imunológico, metabolismo, equilibrio hormonal, humor e por aí fora.

O intestino é um dos orgãos mais importantes que temos no nosso corpo. Tudo é absorvido nestes fantásticos “túneis”, antes de ser “despejado”.

Temos mais bactérias no intestino que em todo o nosso corpo. Não é por acaso que este orgão do nosso corpo é chamado de segundo cérebro.

Muita coisa é controlada a partir do intestino. Aqui, existem micro-organismos que nos ajudam na digestão, a controlar o apetite, a gerir o stress, a criarem-nos diferentes estados de humor e, até, a darem-nos força para tomarmos decisões!

 

Muitas pessoas optam por medicamentos ou outros produtos manipulados, como prevenção, mas a verdade é que a melhor prevenção é feita sem químicos, de uma forma natural e com recurso ao nosso corpo. O mesmo foi cuidadosamente desenhado para funcionar na perfeição. É importante que o tratemos bem, para não alterar os seus ritmos biológicos e mantermos tudo em equilíbrio.

 

Quando exigimos demasiado da nossa máquina, as coisas começam a descontrolar-se e é assim que muitas doenças começam a surgir.

A alimentação tem um papel fundamental neste processo.

 

Existem alimentos que ajudam a alcalinizar o nosso corpo, a eliminar as toxinas e consequentemente a diminuir os níveis de inflamação no  organismo e outros que fazem precisamente o efeito contrário e são gatilhos autênticos para que condições menos boas sejam desencadeadas no organismo. Fazemos pelo menos 3 refeições por dia e podemos estar a aproveitar esses momentos para aumentarmos a nossa imunidade ou deixarmos a doença instalar-se. Enquanto que o exercício físico, a gestão do stress, um sono adequado, boas relações sociais têm um papel importante nas nossas vidas, a alimentação assume um caracter fundamental e indispensável, pois a cada dentada podemos estar a dar um passo atrás ou para a frente em relação à nossa saúde. Ter um conhecimento mais profundo sobre alimentação é transformador! Capacita-nos a fazer escolhas sábias para nós próprios, para a nossa família e com um impacto gigante no momento atual da nossa vida e para o resto da mesma.

 

Comer é um ato de carinho e de amor, para com o nosso corpo. E para isso, nada melhor do que sabermos preparar as nossas refeições com os melhores ingredientes. Aprender a fazer receitas adaptadas ao seu estilo de vida, deliciosas e anti-inflamatórias, que vão potenciar cada vez mais a sua saúde é o nosso objetivo!

Prepare-se para conhecer o que de melhor a nutrição a nível mundial, tem para si.

Surpreenda-se com uma abordagem integrativa e atualizada num dos mais fascinantes mundos: 

- A alimentação primária, a alimentação que não vem num prato, pois é a o alimento das emoções. Um campo, onde infelizmente muitas pessoas apresentam uma desnutrição profunda com consequências menos positivas nas suas vidas. 

- A alimentação secundária, aquela que ingerimos diariamente, como fonte de combustível para todas as bactérias, que dão vida ao nosso magnifico templo. 

 

 

É através da junção destes dois pressupostos que surge uma plena e efetiva alimentação para a vida, seja ela espiritual ou alimentar.

Uma alimentação saudável e equilibrada é não só uma boa fonte de prevenção de doenças, bem como uma poderosa ferramenta de reversão das mesmas.

Esta consulta pretende resgatar o melhor que cada pessoa tem, através da adoção de hábitos de vida saudáveis e sustentáveis para a vida e para o planeta.

 

Desejo que se sinta inspirada todos os dias, a cuidar desse templo maravilhoso: - O SEU LINDO CORPO